BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de março de 2017

UFRN realiza 1° Encontro Nacional de Biotecnologia do Nordeste

Serão discutidos avanços alcançados em temas estratégicos, relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais, empreendedorismo e indústria.

O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no período de 08 a 11 de agosto, no Praiamar Natal Hotel & Convention, o evento RENORBIO 2017 – 1° Encontro de Biotecnologia do Nordeste.

Neste evento, serão discutidos avanços alcançados em temas estratégicos, relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais, empreendedorismo e indústria. Um dos objetivos do evento é promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região Nordeste e de outras regiões do Brasil, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado. Assim, esperando estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada nos conceitos e metodologias da Biotecnologia no país.


“Frente a maturidade, abrangência das linhas de pesquisa, qualidade do corpo docente e consolidação da rede, em 2017, foi lançado um novo desafio, que é a transformação do workshop anual em um encontro aberto a todos os pesquisadores, estudantes e profissionais com interesse na área de biotecnologia do Brasil, assim nasceu o RENORBIO 2017 – Encontro de Biotecnologia do Nordeste” destaca a professora Lucymara F. Agnez Lima, uma das organizadoras do evento.

Dentre as atividades previstas estão: BIOMAKER BATTLE (uma competição científica em empreendedorismo e startups promovido pela Biominas), minicursos, conferências, simpósios, apresentação de trabalhos científicos e patentes em biotecnologia (feira de negócios) na forma de pôster.

“Atualmente a biotecnologia é considerada área estratégica no mundo, e abrange um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. A biotecnologia tem crescido e se desenvolvido no Brasil, principalmente na última década. Esse desenvolvimento se dá pela criação de políticas que privilegiam as empresas que atuam em áreas como saúde, agropecuária, produção de insumos e meio ambiente” destaca a Lucymara F. Agnez.

As inscrições podem ser realizadas através do site:http://www.renorbio.org/congresso/renorbio2017/index.php?class=HomePublic&method=

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3201-7429 ou pelo e-mail: reborbio@verboeventos.com.br.

História

A consolidação da integração de pesquisadores com vocação para área biotecnológica no Nordeste se deu em 2006 com a criação do curso de doutorado em Biotecnologia, também denominado RENORBIO, doutorado em rede que tem nota 5 na avaliação da CAPES. Atualmente participam do RENORBIO 36 instituições (universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa) dos diferentes estados do Nordeste e do Espírito Santo, sendo que dez destas atuam como pontos focais.

Ao todo fazem parte do RENORBIO 257 orientadores e 750 alunos matriculados, o que faz dessa rede um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil, agregando quase toda massa crítica em Biotecnologia da região.

Dentre as atividades da rede, tem sido realizado anualmente um workshop, cujos objetivos são estimular a integração dos pesquisadores e estudantes e avaliar os avanços alcançados pela rede.

Fonte: Marcos Neruber / Fotos: Anastácia Vaz

Nenhum comentário: