BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de março de 2017

Biometria deve chegar a todos os eleitores até 2020, diz Gilmar Mendes


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse hoje (13) que todos os eleitores devem estar cadastrados no sistema biométrico - pelas impressões digitais - até 2020. Segundo o ministro, para o pleito do próximo ano, pelo menos 80 milhões de pessoas aptas a votar devem estar registradas pelo novo sistema. “Certamente vamos concluir todo esse trabalho para as eleições de 2020”, enfatizou ao falar sobre o tema no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O TRE-SP iniciou hoje o recadastramento biométrico obrigatório em 79 municípios, totalizando 933,8 mil eleitores. Atualmente, mais de 6,5 milhões dos aptos a votar no estado estão registrados no novo modelo.

Para se recadastrar, os eleitores devem agendar o atendimento na página do TRE. Quem não comparecer à revisão nas cidades onde biometria é obrigatória terá o título cancelado. Nas demais localidades, os cidadãos podem pedir o registro voluntariamente.

Segundo Mendes, a identificação pelas impressões digitais vai dar mais segurança a processos como o de coleta de assinatura para criação de partidos ou para projetos de lei de iniciativa popular. “Eu imagino que, tanto nos projetos de iniciativa popular quanto apoiamento de formação de partidos, nós teríamos agora a possibilidade de usar esse sistema da assinatura digital."

Fonte: Agencia Brasil EBC

TRE-RN firma parceria com prefeituras para primeira etapa da Biometria

Na última quinta-feira (9) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, firmou parcerias com as Prefeituras das cidades que integram a primeira etapa da Biometria Revisional Ciclo 2017 / 2018. A Diretora Geral deste Regional, Andréa Campos, e do Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Maia, se reuniram com os juízes Diego Dantas e Lydiane Maia, respectivamente das Zonas Eleitorais 64ª e 14ª, para tratar sobre a cooperação entre os entes públicos em prol da revisão biométrica dos municípios: Extremoz, Rio do Fogo, Maxaranguape, Touros e São Miguel do Gostoso.

Durante a reunião também estiveram presentes os chefes de cartório, prefeito e secretário de administração de Touros; além do vice-prefeito de São Miguel do Gostoso. Segundo Andréa Campos, "a parceria com as prefeituras foi firmada com êxito possibilitando a cessão de servidores, o apoio na divulgação por meio do site das prefeituras, blogs e carros de som, e proporcionará meios que facilitem o deslocamentos dos eleitores residentes em locais de difícil acesso". A biometria também contará com o serviço de atendimento de servidores das zonas eleitorais da capital, da região metropolitana e da sede da justiça eleitoral. 

Abaixo, calendário da primeira etapa da Biometria Revisional no RN: 

64ª Zona Eleitoral:

Extremoz: Início 14.03.2017; Término 29.04.2017; Local: Fórum Municipal de Extremoz 

Rio do Fogo: Início 15.03.2017; Término 29.04.2017; Local: Câmara Municipal de Rio do Fogo 

Maxaranguape: Início 16.03.2017; Término 29.04.2017; Local: Câmara Municipal de Maxaranguape


14ª Zona Eleitoral: 

Touros: Início 21.03.2017; Término 29.04.2017; Local: Fórum Municipal de Touros 

São Miguel do Gostoso: Início 22.03.2017; Término 20.04.2017. Local: Centro de Cultura

Fonte: TRE-RN

Nenhum comentário: