BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 12 de abril de 2016

No RN, mais de 17 mil beneficiários deixaram o Bolsa Família em 2016


A revisão cadastral do programa Bolsa Família mostrou que 17,4 mil famílias deixaram de receber o benefício no Rio Grande do Norte, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Do total, 8,5 mil famílias declaram ter aumentado a própria renda e deixaram o programa federal. No Brasil, foram 604,5 beneficiários que deixaram o programa em 2016.

Com relação aos beneficiários no Rio Grande do Norte, 7.157 famílias declaram ter superado a condição de extrema pobreza (renda mensal por pessoa de até R$ 77) e começaram a receber um valor menor da complementação de renda, sem o benefício básico, que é voltado apenas para quem está na extrema pobreza.

Com a revisão cadastral, feita com os dados coletados do mês de março deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social informa que 355,4 famílias estão cadastradas no programa federal no Rio Grande do Norte. 

Segundo o Governo Federal, é uma das rotinas de controle do Bolsa Família que têm mantido o foco do programa de transferência de renda nos mais pobres. Por meio desse processo, cada família deve atualizar seus dados a cada dois anos e são chamadas, por meio de carta e do extrato do pagamento, a comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social ou aos postos das prefeituras. A revisão cadastral de 2015 foi concluída em março passado.

As famílias convocadas para a revisão e que não atualizaram seus dados também tiveram o benefício cancelado, como determinam as regras do programa. Por esse motivo, foram cancelados os benefícios de 467,2 mil famílias em todo o país. Muitas famílias que melhoram de renda simplesmente deixam de atualizar os cadastros porque não precisam mais dos benefícios, em média de cerca de R$ 165, pagos mensalmente pelo Bolsa Família como complemento de renda. No entanto, caso voltem a necessitar e estejam enquadradas nos limites de renda do programa, elas têm 180 dias desde o cancelamento para atualizar seus dados e pedir a reversão do cancelamento junto às prefeituras.

As gestões municipais tiveram participação importante na revisão cadastral, ao alcançarem 76,1% de todo o público convocado para atualizar os dados. Do total de 2 milhões de famílias convocadas, 1,5 milhão compareceram aos postos das prefeituras.

Fonte: NOVO JORNAL

Nenhum comentário: