BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agosto da Alegria: Abertura foi realizada na Escola de Governo pela manhã

Camerata abriu evento esta manhã, iniciando programação do Agosto da Alegria

O evento Agosto da Alegria começou hoje, 1° de agosto, desde às 9h, celebrando o mês do folclore com concertos, discussões sobre políticas culturais, exposições e apresentações artísticas. Nos dias 1 e 2, na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales, gestores de diversos estados se reúnem na terceira reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, presidido por Hamilton Pereira da Silva, do Distrito Federal. O evento contempla também o Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste (Conecta), dias 2 e 3, e a 3ª Reunião de Economia Criativa, no dia 2. 
A reunião do Fórum Nacional teve início às 9h, com apresentação da Camerata de Vozes, e segue com Hamilton Pereira, para em em seguida, o Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, discorre acerca da solicitação feita ao Minc, pelos secretários, sobre o repasse de recursos federais para a cultura nos estados. Na segunda apresentação da manhã, Marcio Caires (BA), presidente do Conecta, fala sobre a participação dos conselhos estaduais de cultura nas ações das secretarias.
Após o intervalo para almoço – quando haverá apresentação do poeta popular Manoel do coco – o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, traz à tona as dificuldades geradas pela lei 866 (que diz respeito às contratações de trabalho) para a cultura negra, devido à falta de regulamentação de diversas profissões ligadas às tradições populares. E às 16h30, o secretário de cultura da Bahia, Antônio Canelas Rubim, fala sobre a Bienal da Bahia e propõe colaboração entre os estados.
Após o encerramento das discussões, prevista para às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Camerata de Vozes, conceituado grupo vocal regido pelo Padre Pedro Ferreira. 
ECONOMIA CRIATIVA – Na manhã de sexta-feira, 2, a partir das 9h, e até o meio-dia, a Secretária de Economia do Minc, Cláudia Sousa Leitão, a Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e o presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes Culturais, Hamilton Pereira, abrem o debate do 3° Fórum de Economia Criativa, tema bastante pertinente diante das novas perspectivas para a produção cultural e gestão de políticas públicas para o setor. O evento é aberto a toda a sociedade, em especial aos profissionais e representantes dos setores criativos, aos estudiosos do assunto, a fundações e empresas e representantes do poder público. 
O objetivo do encontro é disseminar o conceito de Economia Criativa e propor caminhos, debater sobre estudos e pesquisas da área, pensar em alternativas de fomentos para essa nova economia, analisar questões associadas à infraestrutura (institucional, tecnológica e logística) para as cadeias produtivas dos setores criativos, apresentar cases bem sucedidos de experiências de profissionais e empreendimentos criativos. 
CONECTA – Os conselheiros de cultura de todo o Brasil se reúnem em Natal nos dias 2 e 3, no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste. O artista, médico e escritor Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura, representa o RN no diálogo que será aberto com a sociedade objetivando criar um plano de mobilização comum para os conselhos estaduais, valorizando a participação de diversos setores nos debates sobre as políticas culturais. 

SERVIÇO: 

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Culturais – Dias 1° de agosto, das 9h às 18h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles. 

III Fórum de Economia Criativa – 2 de agosto, das 9h às 12h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles. 

Fonte: SECULT-RN

Nenhum comentário: