BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gostar de Cultura vem de Berço...

Antônio Pedro Dantas, o Tonheca Dantas
 (13/06/1870 – 07/02/1940)

Sempre me perguntei "Eu curto muito a Cultura, valorizo as tradições de minha terra...será algo normal ou será que vem de berço?". Tirei minhas dúvidas consultando o maior memorial vivo de minha família a minha mãe Maria Nelma Fernandes, que me falou que em nossa família existiu um dos maiores compositores do Rio Grande do Norte "Tonheca Dantas" tio de minha bisavó Alzira Dantas(Mãe Senhora) autor da Internacional Valsa Royal Cinema, fui em busca de mais informações:

Antônio Pedro Dantas, o Tonheca Dantas, é um dos nomes mais importantes da história artística do Rio Grande do Norte.

Nasceu a 13 de junho de 1870, dia de Santo Antônio, no sítio Carnaúba de Baixo, próximo à Vila São José, local em que hoje se encontra a cidade de Carnaúba dos Dantas, assim nomeada em homenagem a essa grande família de compositores potiguares, e faleceu em Natal, Capital do Estado, em 7 de fevereiro de 1940.

Viveu sua infância no sítio onde nasceu e, logo cedo, iniciou-se nas duras lides do sertão, apanhando algodão nas terras de seu pai e nos sítios vizinhos. Era o quinto filho do Tenente-Coronel João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo.

A maioria de seus irmãos demonstrava tendência e talento para a Música. Além de lições elementares de teoria musical recebidas de José Venâncio, seu irmão mais velho, Tonheca não teve aprendizado sistemático nessa Arte. Cedo, e rapidamente, dominou diversos instrumentos – flauta, pistom, saxofone, trompa, trombone, bombardino, violão e clarineta, seu preferido – e o canto sacro, indispensável às festas religiosas.

De posse dos conhecimentos necessários, foi admitido na Banda de Música de Carnaúba dos Dantas, cuja superior missão era tocar nos ofícios religiosos da Festa de Nossa Senhora da Guia, da Padroeira de Acari e de outras paróquias da região do Seridó, e até de cidades do vizinho Estado da Paraíba. A Banda também era chamada para tocar nas recepções, visitas de pessoas ilustres, festas escolares e cívicas.

A dedicação à arte musical e seu talento fizeram-no um grande profissional. Assim, em 1898, foi contratado como Mestre da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e, em 1903, admitido na Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará. Em 1927, ingressou na Polícia Militar da Paraíba, sendo, em pouco tempo, promovido a 1º Sargento Músico, ocasião em que passou de Contramestre a Mestre da Banda.

Deixou cerda de mil composições, entre dobrados, marchas, sambas, choros, gavotas, polcas, maxixes, hinos, xotes, e, principalmente, valsas. Uma das mais conhecidas, Royal Cinema, foi executada diversas vezes pela Orquestra da Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Essa valsa, juntamente com A Desfolhar Saudades, mereceu o registro sonoro por diversas Bandas de Música Militares do Nordeste.

Teve ainda músicas gravadas por Ivanildo do Sax de Ouro, Zé de Elias, Quarteto de Cordas da UFRN e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Foi homenageado pelo bisneto Antônio José Madureira com a Suíte Retreta, gravada no disco Romançal, pelo Quarteto Romançal em 1997. Recebeu, também, homenagem do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com a inauguração da Sala Tonheca Dantas, no Teatro Alberto Maranhão.

Royal Cinema foi criada em 1913, a pedido do famoso Cinema Royal que acabara de ser inaugurada na Capital do RN. O local funcionava na Rua Vigário Bartolomeu com a Ulisses Caldas. Hoje funciona a Procuradoria Geral de Natal. A valsa de Tonheca fez tanto sucesso, que foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de "autor desconhecido". Tonheca faleceu no dia 07 de fevereiro de 1940. A Valsa Royal Cinema vai completar seu centenário de existência em 2013.

          http://www.luizberto.com/a-coluna-de-raimundo-floriano/tonheca-dantas

Royal Cinema - MP3 ROYAL CINEMA
Autor: Tonheca Dantas
Orquestração e arranjo: Osvaldo D'Amore

Nenhum comentário: