BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alerta de Dengue Tipo 4 no RN


Com a chegada do período chuvoso cresce a preocupação com o vírus da dengue, doença comum nesta época do ano. Mas outra coisa tem chamado a atenção da Saúde Pública , foi o aparecimento no início do ano de dois casos comprovados de dengue tipo 4 (DENV 4) nos municípios de Alexandria e Guamaré. A incidência desse tipo da doença acende o sinal de alerta para uma possível circulação do vírus no estado. A apreensão é justificada pelo fato de o Estado não ter casos desse tipo de dengue há mais de 30 anos.
Segundo dados do Departamento de Vigilância à Saúde, neste ano já foram registrados 16 casos de dengue, porém não houve nenhuma confirmação do tipo 4. De qualquer forma, a Vigilância fará o isolamento viral para saber o tipo de vírus que está circulando. A Secretaria de Estado da Saúde Pública, nos últimos anos tem sido observado um padrão sazonal de aumento de dengue no Brasil e também no Rio Grande do Norte. O órgão de saúde alerta que o maior número de casos se concentra geralmente nas zonas urbanas, onde é maior a quantidade de criadouros resultantes da ação do ser humano. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade, desde que exista população humana suscetível, presença do vetor e o vírus seja introduzido.
A circulação comprovada dos sorotipos DENV1; DENV2; DENV3 e DENV4 no Rio Grande do Norte e uma taxa de letalidade de 4,7 % no ano de 2011 demonstra o quanto esta doença é grave. 
Entre as medidas enumeradas estão a realização periódica do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) como forma de garantir diagnóstico e planejamento das ações com redução e eliminação dos riscos de transmissão de dengue. Bem como, ações de orientação da população sobre o risco e as formas de prevenção da doença.

Nenhum comentário: