BJTV

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bom Jesus: Prefeitura e SEBRAE realizam Bate Papo Empreendedor

Fotos: Beto Mix

A prefeitura de Bom Jesus, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) realizou na última semana, sob a coordenação da secretaria municipal de Indústria e Comércio, o I Bate-papo Empreendedor, que aconteceu na Câmara Municipal de Bom Jesus e contou com a participação de dezenas de comerciantes, imprensa, políticos, formadores de opinião, sindicatos e associações da cidade.


O evento que teve a presença do prefeito Clécio Azevedo, do diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Melo, do secretário de Indústria e Comércio, Gotardo Azevedo, do controlador Geral do Município, Fabio Santos, além dos vereadores Leonardo, Amaro e Beta foi bastante produtivo e serviu para que os comerciantes de Bom Jesus esclarecessem suas dúvidas e levassem suas sugestões para o desenvolvimento econômico dá cidade.


"O evento é um motivador de oportunidades para os atuais empreendedores como também para orientar os novos negócios. No entanto, é fundamental que essas empresas busquem a qualificação e a orientação que o Sebrae nos oferece, pois quanto mais preparado, mais chances o empreendedor terá de fazer negócios e desenvolver sua empresa de forma competitiva". Afirmou o prefeito Clécio.

Carnaval de Salvador 2017: Conheça as 12 candidatas a final do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2017


O júri técnico composto por profissionais da área de beleza, fotografia e estilista, tiveram a difícil missão de escolher as 12 entre as 44 candidatas que que desfilaram domingo dia 29 no Hotel Sol Victória Marina. Das 12 selecionadas serão eleitas a Rainha e as Princesas do Carnaval de Salvador em 2017 no dia 11/02 às 21:00h no Fiesta Bahia Hotel. Ela será a "Rainha de todos os Ritmos" do maior carnaval do Brasil vão final do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2017, no dia 11 às 21:00h no Fiesta Bahia Hotel. Como apoio da Secretaria de Turismo BAHIATURSA, Prefeitura de Salvador/SALTUR e AIR EUROPA, serão distribuídos R$ 15 mil em dinheiro, duas passagens para Madri pela AIR EUROPA, um contrato com exclusividade de modelo com a agencia BI Produções e um fim de semana no Resort IBEROESTAR.

Nesta segunda-feira (30) a ITAIPAVA e o restaurante SOTERO no Rio Vermelho, receberam a imprensa para apresentação das 12 candidatas a final do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2017 e foi iniciada a votação através da internet. Para votar basta acessar o site www.rainhadocarnavalsalvador.com.br, clicar no botão votação e curtir a sua candidata preferida. A mais votada levará para a final, 2 pontos de bonificação que serão adicionados a nota a ser atribuídas pelos jurados.

Escolha e curta a sua candidata
Rainha do Carnaval de Salvador 2017 - Todos os Ritmos

Amanda Santos Menezes

Andresa Sousa dos Santos

Eduarda Santos Paixão

Eliciane Borges

Elizete de Araujo Trindade

Geleiciele Teixeira Oliveira

Hayala Barbosa Monteiro

Lais Santos Santana

Michele Costa Miranda

Milena Alem Fonseca

Priscila Batista da Silva

Taynar Jesus Fiuza

Governo inicia folha de janeiro nesta terça-feira


O Governo inicia nesta terça-feira (31) a folha de janeiro, quando os 24.038 servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios começam a receber os salários, uma soma equivalente a R$ 45,6 milhões.

Os servidores do DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN e DEI terão os vencimentos depositados na terça-feira (31), enquanto os funcionários da Educação recebem na quarta-feira (1º).

O pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas dos demais órgãos será anunciado por faixa salarial, a partir da disponibilidade de caixa. 


Fonte: Assessoria de Comunicação da SEPLAN-RN

Começam hoje as inscrições para o ProUni


A partir de hoje (31), os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa. O período de inscrições se encerrará às 23h59, no horário de Brasília, de 3 de fevereiro.

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20. 

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Fonte: Agencia Brasil EBC

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PREFEITURA DE BOM JESUS REALIZA MANUTENÇÃO DO CHAFARIZ DE LAGOA DO MEL E REGULARIZA A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA


Atendendo a uma determinação do prefeito Clécio Azevedo, a equipe da Prefeitura de Bom Jesus realizou a manutenção do Chafariz da comunidade de Lagoa do Mel. Além da manutenção, o prefeito também regularizou a freqüência da abertura das torneiras que antes só acontecia duas vezes na semana e agora passará a atender a população de segunda a sexta-feira das sete horas da manhã ao meio dia.

“O nosso objetivo é que o chafariz atenda a residências de Lagoa do Mel que não tem água encanada e que a partir de agora terá como ter acesso ao Chafariz todos os dias da semana, trazendo mais benefícios para a localidade”, afirmou o prefeito Clécio complementando que está com conversas avançadas com a CAERN para iniciar o instalações dos canos que levarão água às casas que não recebem água encanada.

Carnaval 2017: O bloco “As Kengas” será Made In China


A edição de 34 anos do bloco mais irreverente e debochado do RN será uma homenagem à China.

As Kengas vão buscar na cultura, nos figurinos tradicionais e na presença dos chineses no Brasil a inspiração para o desfile no domingo de carnaval mais criativo do Ocidente. 

O nosso país tem um grande poder de absorção cultural e sempre houve algo de oriental contrastando com as nossas características ocidentais. Não é difícil notar os elementos culturais da China em diversos aspectos da cultura, na vida e claro nas festividades dos brasileiros. 

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera, comemora o ano novo dos chineses.

Em 2017 celebra-se a chegada do ano 4715, o ano do Galo, e que começou no sábado, 28 de janeiro.

O Ano Novo Chinês é a maior e mais importante festa do calendário chinês. Assim como as Kengas tem em sua comemoração diferentes manifestações artísticas que traduzem festa e alegria sempre com a intenção de comemorar e reverenciar a colheita e a fartura.


Calendário das Kengas 2017 com bingo, feijoada, lançamento das camisetas, madrinhas, baile e desfile no domingo de carnaval. 
Tudo Made In China, é claro kkkkkk. 

As Kengas estão chegando. Todas trabalhadas no vermelho e no amarelo-dourado.

Resultado do Sisu já está disponível


O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível no site do programa. Os estudantes já podem consultar se conseguiram a vaga que pleitearam no ensino superior público. Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Após estudantes manifestarem dificuldades em acessar o sistema, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o período de inscrição. Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27 mas, com as falhas no site, foram prorrogadas até ontem (29). A data do resultado, no entanto, foi mantida. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro.

O MEC não especificou a que horas o resultado seria divulgado. A espera gerou ansiedade nas redes sociais. "A única coisa que o MEC faz com pontualidade é fechar o portão do ENEM e fechar o sisu mas divulgar o resultado nada né", diz um usuário no Twitter.

Outro comparou o resultado da prova a um novo amor: "Dormi pensando no sisu acordei pensando no sisu, parece até que tô apaixonada de novo...", diz. "O Sisu deveria dar vaga pra nós só pelo fato da gente ficar de plantão no site", defendeu outra usuária do microblog. 

Lista de espera

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar, a partir de hoje (30) da lista de espera. Isso pode ser feito até 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Para partipar da lista, basta acessar o site e clicar no campo correspondente para acessá-la. É necessário fazer o login com o número de inscrição e a senha escolhidas na hora do cadastro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista é para a primeira opção de curso feita pelo estudante. 

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Fonte: Agencia Brasil EBC

Miss França vence o concurso Miss Universo 2017


A Miss França Iris Mittenaere, 24 anos, é a vencedora do concurso Miss Universo, realizado na noite deste domingo (29). 

TOP 03 

A Miss Haiti ficou em segundo lugar, e a Colômbia em terceiro. Desde 1990, o concurso não tinha como vencedora uma representante europeia.

A brasileira Raissa Santana ficou entre as 13 melhores.


Mittenaere, de 24 anos de idade e 1,73 metro de altura, estudante de odontologia e modelo de Lille, se tornou a segunda francesa a ganhar o título, mais de seis décadas depois que sua compatriota Christiane Martel, em 1953.

A festa, apresentada pelo americano Steve Harvey com a assistência da modelo Ashley Graham no Mall Of Asia Arena de Pasay de Manila, começou com a escolha das 13 semifinalistas de um total de 86 candidatas de todo o mundo.


Opinião do Blog:


A brasileira Raissa Santana tinha o favoritismo... O Top 03 Era perceptivo que a Miss Haiti e a Miss Colômbia eram mais TOP de que a Miss França e a Miss Canadá ficar no Top 9 foi outra piada do Concurso... Enfim Parabéns Raissa Santana, você foi lá representou o Brasil e mesmo com tudo contra, ainda ficou entre as 13 melhores.


Eike Batista já está no Presídio Ary Franco


O empresário Eike Batista deu entrada na manhã de hoje (30), por volta de 11h20, no Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Eike chegou pela manhã ao Rio de Janeiro, de um voo vindo de Nova York, e foi preso logo que desembarcou do avião, por agentes da Polícia Federal, ainda na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão.


Depois de ser preso no Galeão, Eike foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML, no centro da cidade, onde chegou por volta das 10h30. O empresário foi submetido a um exame de corpo de delito, que é um procedimento obrigatório para se verificar o estado físico do preso antes que ele ingresse no sistema penitenciário. O exame durou cerca de meia hora.

Eike, que estava em Nova York, era considerado foragido desde a última quinta-feira (26), quando policiais federais tentaram cumprir o mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e não o encontraram em casa. A prisão do empresário foi determinada no âmbito da Operação Eficiência, um desdobramento da Operação Calicute, fase da Lava Jato, que investiga propinas pagas por grandes empreiteiras a partidos e políticos para obter contratos da Petrobras.

Dono do grupo EBX, Eike Batista é suspeito de lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção que envolve o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que está preso. Eike e o executivo Flávio Godinho, seu braço direito no grupo EBX e vice-presidente do Flamengo, são acusados de terem pago US$ 16,5 milhões a Cabral em troca de benefícios em obras e negócios do grupo, usando uma conta fora do país. Os três também são suspeitos de terem obstruído as investigações.

O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, é suspeito de lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção que evolve o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que está preso. Eike e o executivo Flávio Godinho, seu braço direito no grupo EBX e vice-presidente do Flamengo, são acusados de terem pago US$ 16,5 milhões a Cabral em troca de benefícios em obras e negócios do grupo, usando uma conta fora do país. Os três também são suspeitos de terem obstruído as investigações.

Os advogados informaram que Eike havia viajado a trabalho para Nova York e que voltaria ao Brasil para se entregar. A Polícia Federal o considerou foragido e pediu a inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol, a polícia internacional.

Eike, de 60 anos, já foi considerado o homem mais rico do Brasil e, em 2012, o sétimo mais rico do mundo pela revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões. As empresas do grupo EBX atuam na área de mineração, petróleo, gás, logística, energia e indústria naval. Entre 2013, entretanto, os negócios entraram em crise e Eike começou a deixar o controle das companhias e vender o patrimônio.

Fonte: Agencia Brasil EBC

Bandidos explodem agência bancária e atiram contra viatura da PM em Lajes


Bandidos explodiram a agência do Banco do Brasil na madrugada desta segunda-feira (30) no município de Lajes, na região Central do estado. Cerca de dez homens fortemente armados invadiram a cidade em três carros e deixaram o prédio onde estavam os caixa eletrônicos totalmente destruído.


Durante a ação, os bandidos também atacaram o Destacamento da Polícia Militar, inclusive realizando disparos contra uma viatura da PM. Os policiais que estavam de serviço não tiveram como reagir, pois estavam em menor número.

Testemunhas afirmaram que a quadrilha utilizava armas longas. Foram encontradas diversas cápsulas de munições de alguns calibres, incluindo para fuzil, além de cédulas de R$ 10,00. A polícia não informou a quantidade de dinheiro que foi levado pelos criminosos.

Após a fuga, equipes policiais dos municípios vizinhos realizaram diligência na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: No Minuto

domingo, 29 de janeiro de 2017

Prefeitos do RN se reunião com Ministro da Educação para discutir devolução de verbas do Fundeb



Uma comitiva de Prefeitos do Rio Grande do Norte se reunirá com o Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), na próxima segunda-feira (30), no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ás 17h30, para discutir a devolução de verbas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE). O encontro foi articulado entre o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – Benes Leocádio, e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN).

Além do presidente da FEMURN, Benes Leocádio, dez prefeitos, dois procuradores e o vice-governador do Estado, Fábio Dantas, deverão participar da reunião. No encontro, os gestores irão apresentar ao Ministro as dificuldades que os municípios e o Estado deverão enfrentar caso tenham que devolver à União R$ 192 milhões referentes ao Fundeb.

Para Benes, a reunião deverá sensibilizar o Ministério da Educação para que os valores não sejam devolvidos: “O Governo Federal está pedindo R$ 192 milhões das prefeituras potiguares que foram utilizados corretamente. A devolução destes recursos afetaria fortemente os municípios, que já enfrentam graves dificuldades. Temos convicção de que vamos sensibilizar o Ministro Mendonça Filho e chegar a um acordo para que as prefeituras não precisem devolver os recursos e não dificulte ainda mais suas finanças”, afirmou Benes.

O Presidente da FEMURN também agradeceu ao deputado Rogério Marinho pela articulação na reunião: “Os gestores ficam satisfeitos com o apoio do deputado Rogério Marinho na articulação e ajuda aos municípios. Neste momento, o apoio da classe política é extremamente importante, inclusive com a Prefeitura de Natal e com o Governo do Estado, que também serão prejudicadas, caso tenhamos que devolver os recursos. O momento é de união”, considerou Benes.

ENTENDA O CASO: Devolução de recursos do FUNDEB prejudica municípios do RN

A decisão do ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) em revogar a liminar concedida em abril de 2016 para que o Rio Grande do Norte (Estado e municípios) devolva à União R$ 192 milhões referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deverá prejudicar os municípios do RN.

No ano de 2015, os municípios repassaram corretamente os dados escolares ao Fundeb, receberam a complementação e aplicaram devidamente os recursos. A União alegava que o Rio Grande do Norte não teria direito a complementação e cobrou os valores aos municípios. A FEMURN optou por ajuizar uma ação coletiva para que os municípios não fossem penalizados pelo erro de cálculo da união, e alegou que as prefeituras não agiram por má fé recebendo os recursos e os aplicando corretamente. O entendimento havia prevalecido para o STF, até o ministro Marco Aurélio reexaminar o processo no final de 2016.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FEMURN

sábado, 28 de janeiro de 2017

Prévia de Carnaval de Bom Jesus 2017


CDs com os sambas da Séries B, C, D e E já estão à venda


A LIESB apresentou no último sábado, dia 21, em plenária realizada em sua sede, os CDs com os sambas das escolas das Séries B, C, D e E para o Carnaval 2017. Previsto para sair no final de dezembro, o CD sofreu um pequeno atraso por problemas na confecção das capas pela gráfica, mas agora ele pode ser encontrado nas lojas D' Samba, no site Mercado Livre e na sede da LIESB, na Rua Soares Caldeira, 142, sala 1.302, Madureira, por apenas R$ 20,00. O horário de funcionamento da sede da liga é das 11 às 17 horas.

Contêineres vão abrigar detentos até desativação total de Alcaçuz, em Natal

Alguns contêiners já fazem a divisão dos pavilhões 4 e 5 de Alcaçuz
 (Foto: Fred Carvalho - G1/RN)

A Penitenciária estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, deve ser desativada até o final de 2017, afirmou o governador Robinson Farias na última quarta-feira (25). Na ocasião, ele disse que seriam tomadas medidas mínimas necessárias para manter o presídio até a transferência definitiva dos presos. Nesta sexta-feira (27), o Governo do Rio Grande do Norte confirmou uma dessas medidas ao assinar um termo para o aluguel de 50 módulos habitáveis que serão adaptados para servirem de cela, até a destruição parcial da estrutura do presídio.

"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco naquele local, porque é uma área de geografia turística", afirmou Faria. Ainda segundo o governador, três presídios serão feitos de forma modular, para adiantar a entrega. A Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, é a única que já está em construção, terá três pavilhões e terá capacidade para 603 detentos.

Cada contêiner terá capacidade para 20 presos, totalizando 1.000 vagas. Segundo levantamento feito na terça-feira (24), após intervenção da Força-Tarefa, existem 1228 detentos na penitenciária. Após controle da rebelião, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) divulgou na quarta-feira (25) que pelo menos 56 presos fugiram, quatro deles já foram recapturados, e 26 morreram.

Contrução de muro provisório

Alguns contêineres já foram instalados no presídio com o objetivo de separar o dominío das facções rivais - PCC e Sindicado do RN. Esse muro, posteriormente, será substituído por um de concreto. Toda a ação custará R$ 794 mil ao estado.

Armas encontradas no presídio

Um revólver, mais de 500 facas artesanais, celulares e drogas foram achados durante revista na sexta-feira (27) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A informação foi confirmada pelo governo do estado. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes federais de execução penal da força-tarefa realizaram uma operação nos pavilhões 4 e 5, de comando do PCC.

Fonte: G1RN

Novas evidências ampliam chances de cassação de Temer


O processo que pode levar à cassação do mandato do presidente Michel Temer já tem 15 000 páginas e reuniu evidências que não deixam margem a dúvida: dinheiro sujo, oriundo de múltiplos esquemas de corrupção, foi usado para reeleger Dilma Rousseff (PT). Parte dessas transações já foi amplamente mapeada pela Lava Jato. 

A outra parte vai complicar a situação do peemedebista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgará ação que pede a cassação da chapa. O relator, ministro Herman Benjamin, decidiu requerer ao Supremo Tribunal Federal (STF) cópias dos depoimentos dos executivos da Odebrecht tão logo suas delações sejam homologadas. Pelo que já foi revelado, sabe-se que a empreiteira, além de comprometer Dilma e os petistas, relatou ter feito doações clandestinas ao PMDB, a pedido de Temer. 

Os dois partidos, portanto, teriam se beneficiado fraternalmente do mesmo dinheiro ilegal, alcançado os mesmos benefícios e praticado os mesmos crimes eleitorais. O conjunto das evidências de irregularidades ganhou um potente anexo na semana passada. Em relatório ao TSE, a Polícia Federal disse que parte dos valores desembolsados a gráficas pela chapa não resultou na prestação de nenhum tipo de serviço. O dinheiro teria sido desviado para pessoas físicas e jurídicas “em benefício próprio ou de terceiros”.

Fonte: Revista Veja

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Força tarefa de agentes penitenciários faz primeira operação em Alcaçuz

As bandeiras nos telhados da Penitenciária Estadual de Alcauz, antes de facções criminosas, agora dão lugar às bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e do sistema penitenciário.
(Foto: Andréa Tavares e Fred Carvalho/G1)

Integrantes da força tarefa de agentes penitenciários e policiais militares do Grupo de Operações Especiais (GOE) realizam desde o início da manhã de hoje (27) uma operação na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Denominada de Phoenix, a operação tem o intuito de retomar o controle dos pavilhões 4 e 5 do presídio que estão ocupados por presos integrantes de uma facção criminosa. Ainda não há informações sobre o andamento dos trabalhos.

Detentos retiram pichações e reconstroem unidade (Foto: Fred Carvalho/G1)

A operação marca o início dos trabalhos da força tarefa federal de agentes penitenciários no estado. A força foi criada pelo Ministério da Justiça em meio à série de rebeliões e mortes ocorridas em prisões brasileiras. Ontem (25), um grupo de 78 agentes penitenciários chegou ao Rio Grande para auxiliar nos trabalhos de retomada e controle da penitenciária. Os agentes vêm do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo e do Distrito Federal e devem permanecer no estado por 30 dias.

Alcaçuz foi palco no dia 14 de janeiro de uma rebelião que resultou em 26 mortes. O motim envolveu membros de facções rivais e, por conta disso, a penitenciária está dividida em duas. Nos pavilhões 1, 2 e 3 estão os integrantes do Sindicato do RN. Já os pavilhões 4 e 5 abrigam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os detentos das duas facções presentes em Alcaçuz andam livremente dentro do presídio. Eles estão separados apenas por uma barreira formada por contêineres, enquanto não é construído um muro para separar os grupos. De acordo com a Sejuc, ainda não há indicativo para o início da construção do muro, mas a previsão é que a obra, formada de blocos modulares, fique pronta 15 dias depois de iniciada.

Também na manhã desta sexta-feira, policiais militares e militares do Exército, Aeronáutica e Marinha fazem ações de patrulhamento nas ruas de Natal com o objetivo de coibir novas ondas de ataques a ônibus ou instituições públicas.

Em uma dessas ações, os policiais encontraram 30 kg de cocaína, maconha e seis armas de calibre restrito a forças de segurança. De acordo com a PM, foram realizadas quatro prisões, em um bairro da periferia de Natal. A polícia diz que ainda é cedo para avaliar se as pessoas detidas têm algum tipo de ligação com as facções que dominam o presídio de Alcaçuz.

Em razão dos ataques a ônibus, o governador do estado, Robinson Faria, disse que vai solicitar ao governo federal a prorrogação dos trabalhos das Forças Armadas no estado, que têm a atuação prevista para ser encerrada no dia 30. A intenção é que a permanência das tropas seja prorrogada por mais dez dias.

Fonte: Agencia Brasil EBC

MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu até domingo



O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Selação Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo (29). O prazo estava previsto para terminar amanhã (27). O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira (30).

"Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas", diz o comunicado do ministério.

Até as 18h de hoje (26), foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário.

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Problemas no acesso

Ontem (25), no segundo dia de inscrições para o Sisu, candidatos reclamaram nas redes sociais que não conseguiam acessar a plataforma. Estudantes relataram que, quando tentavam entrar no sistema, recebiam o aviso de que os dados estavam incorretos. As reclamações começaram no primeiro dia de inscrições, principalmente de quem fez a segunda aplicação da prova, em dezembro.

De acordo com MEC, as falhas foram identificadas e sanadas. Por meio de nota, o ministério ressaltou que não haverá prejuízo a nenhum candidato.

Nota de corte

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Fonte: Agencia Brasil EBC

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Governador anuncia fechamento do presídio de Alcaçuz

Foto: Ivanízio Ramos

Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, realizada na noite desta quarta-feira (25), o governador Robinson Faria destacou que o presídio estadual de Alcaçuz será desativado em breve. O fim das operações na detenção ocorrerá tão logo as prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró estejam prontas, medidas que serão de médio/longo prazo. Juntas, as unidades prisionais terão capacidade para concentrar cerca de 2.200 apenados, número que reduz o déficit de vagas no regime.

Ainda na reunião foram tratados temas como a fixação do muro de contêineres marítimos que separa os pavilhões 1, 2, 3 das alas 4 e 5, realidade que impede um novo conflito entre facções e que garante a retomada do controle do presídio pelas forças de segurança. O muro dos contentores foi erguido em caráter emergencial uma vez que um muro feito concreto pré-moldado de 90 metros de extensão será erguido, com 6,40 metros de altura e 80 centímetros de largura. Além disso, será feita a concretagem do perímetro externo de Alcaçuz para evitar fugas.

A solução provisória da construção do muro de contêineres ocorreu após uma reunião de coordenação e de estudo tático e estratégico entre o comando da Polícia Militar e o DER. De acordo com o governador Robinson Faria, o muro tem um objetivo claro. “Tanto a estrutura de contêineres como o muro permanente têm o propósito de impedir o contato físico entre os integrantes de facções. A ideia por trás do muro é pacificar o presídio e evitar que tenhamos mais óbitos”, disse o chefe do Executivo Estadual, lembrando que não foram registradas mortes de policiais, agentes ou civis que tenham relação com a rebelião mesmo com a negativa do Estado em negociar com qualquer facção.

Outras medidas adotadas em Alcaçuz serão a construção de uma cerca perimetral situada a 50 metros do muro paras evitar que sejam projetados materiais ilícitos para dentro do presídio, bem como será instalada uma iluminação especial para a parte externa do presídio. Até o final da semana, deverá ser assinado um termo para contratação de 50 módulos habitáveis para alocar os detentos. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. Os números mais recentes de Alcaçuz são de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e 10 feridos.

Participaram da reunião no GGI desta quarta-feira auxiliares da administração direta do Governo da Segurança Pública, Sejuc, Gabinete Civil, Procuradoria Geral, assessoria de Comunicação, DER, Infraestrutura, Corpo de Bombeiros, Itep, Polícia Civil, e representantes da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública da União, Polícia Rodoviária Federal, Depen, Justiça Federal, Exército e Ministério Público Federal.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Prefeitura de Bom Jesus inicia recuperação de estradas vicinais


A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Obras, está iniciando os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, para facilitar as condições de trafegabilidade entra as comunidades dá Zona Rural de Bom Jesus. Essas medidas são decorrentes da preocupação da Prefeitura com o transporte de alunos da Rede Municipal de Educação e da população que usa as estradas para locomoção diária.

A Secretaria de Obras já concluiu os serviços na estrada que da acesso a Passagem Comprida e segundo o secretário Janilton Filho a equipe seguirá atuando nas demais localidades.

"Estamos trabalhando muito para melhorar a vida da população de Bom Jesus, cuidar das nossas estradas vicinais faz parte de um compromisso que assumi com a nossa Zona Rural e que já estamos cumprindo". Afirmou o prefeito Clécio Azevedo.

Salvador segue com Inscrições para o concurso da Rainha do Carnaval 2017


Ana Carolina. Rainha do Carnaval de Salvador
Rainha do Carnaval de Salvador 2016


RAINHA DO CARNAVAL DE SALVADOR 2017. TODOS OS RITMOS

O Samba nasceu na Bahia, AXÉ foi criado na Bahia, o Arrocha surgiu na Bahia, o Ijexá dos Afoxés saiu dos terreiros de candomblé da Bahia, o Samba Reagge despontou nas ladeiras do Pelô. Por toda esta diversidade musical, Salvador é a Cidade da Música. Acompanhando toda a musicalidade da cidade, a RAINHA DO CARNAVAL DE SALVADOR 2017, esta alinhado com este tema que faz o diferencial da música baiana no Brasil, ao mesmo tempo que coloca o carnaval baiano em um patamar acima dos demais. Saindo de Santo Amaro da Purificação Tia Ciata criou o samba no Rio de Janeiro mas ele adquiriu identidade e sotaque baiano através do Samba do Recôncavo, ou de Raiz, Luiz Caldas criou o Axé, Neguinho do Samba descobriu a batida do Samba Reage, com sua guitarra baiana, Armandinho revestiu o frevo pernambucano em frevo baiano, o Pagode ganhou sotaque e características baiano, toda esta criatividade musical, marca definitivamente Salvador como a cidade da música brasileira. É com esses ritmos musicais que o concurso da Rainha do Carnaval 2017 rende homenagens a esta grande festa.

Cronograma

03/01/2017 - Lançamento do concurso/abertura das inscrições.
28/01/2017 - Encerramento das inscrições para as eliminatórias.
29/01/2017 - Seletiva das candidatas das 12 candidatas.
11/02/2017 - Final do concurso.

Requisitos para inscrição: Ter mais de 18 anos, medir acima de 1,65, ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Os documentos exigidos no ato da inscrição são: cópia da carteira de identidade, certificado escolar, uma foto de corpo inteiro em trajes de banho e uma de rosto que não seja 3x4. A taxa de inscrição é de R$ 250,00.

Fonte: www.rainhadocarnavalsalvador.com.br

ABC estreia nesta Quarta(25) na Copa do Nordeste diante do CSA


O ABC estreia na Copa do Nordeste nesta quarta-feira (25) e o primeiro compromisso abecedista é fora de casa. O Mais Querido enfrentará o CSA de Alagoas, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

A equipe alvinegra realizou o último treino preparatório na manhã de ontem (24), no estádio Frasqueirão. Depois da atividade, o treinador Geninho, definiu a relação com os convocados.

Ao todo, 19 jogadores foram convocados para representar o Clube do Povo, incluindo os reforços dos meias Gegê e Echeverría, que regularizaram a documentação.

Fonte: NO MINUTO