BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Boato sobre reajuste no Bolsa Família lota Caixa Econômica e lotéricas


Nos últimos dias surgiu um boato a respeito de um reajuste do Bolsa Família e que diversas famílias estariam recebendo valores retroativos referentes ao programa. 

Cuidado, boato sobre reajuste do Bolsa Família e valores acumulados é falso e anda circulando em diversos meios de comunicação e nas redes sociais.

Por conta disso, beneficiários do programa lotaram as agências da Caixa Econômica Federal, além de lotéricas.

O Boato sobre o reajuste do Bolsa Família circulou no Whatsapp

O principal local onde esse boato circulou e ainda circula é no Whatsapp. Diversas pessoas estão compartilhando um áudio de uma beneficiária que teria dito que uma conhecida recebeu valores altos referentes ao programa. O boato estava acompanhando de imagens do Portal da Transparência e também estavam sendo divulgadas em redes sociais.

Imagens do Portal da Transparência

O Portal da Transparência é um portal de acesso público onde podemos encontrar informações sobre transferências de recursos para Municípios, Estados, municípios, pessoas jurídicas e feitas ao exterior ou diretamente a pessoas físicas. As pessoas que espalharam o boato sobre reajuste do Bolsa Família utilizaram o Portal da Transferência de forma errada.

No portal é possível consultar, por exemplo, sobre a transferência de recursos do governo federal para pessoas físicas. Nesse caso essa transferência ocorre por meio de programas como o Bolsa Família. Como podemos ver a seguir, é possível consultar todas as transferências que já foram feitas de valores referentes ao Bolsa Família para qualquer beneficiário do Brasil durante o ano.

O valor total do ano soma o total recebido pela família naquele ano. Isso significa que a família recebeu todo mês o seu benefício e a soma de cada mês recebido durante o ano chegou a esse valor total.

E a falta de compreensão dessa simples informação levou muita gente a acreditar no boato.

A Caixa Informa

Em muitos municípios onde o boato sobre reajuste do Bolsa Família se espalha a Caixa Econômica já está tomando providências e colocando alguns informes como esse abaixo:


Busque sempre informação no lugar certo

Esse não é o primeiro boato que surge sobre o Programa Bolsa Família, por isso orientamos todas as famílias a sempre procurarem os locais e canais corretos para obter informações.

A Caixa Econômica Federal, as Gestões Municipais do Cadastro Único/Bolsa Família e próprio MDSA (0800 707 2003) são os principais e únicos canais para esclarecimentos desse tipo.

Sempre que tiver dúvidas procure esses canais de informação e tudo será resolvido da melhor maneira.

A Caixa Econômica informou que vai divulgar uma nota para esclarecer a população. 

Nenhum comentário: