BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Campanha recolhe lixo eletrônico em Natal e Mossoró


Até o dia 10 deste mês, a Miranda, a Natal Reciclagem e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM) se unem na Semana do Meio Ambiente para trabalhar em uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico em Natal e Mossoró. Durante este período, os potiguares podem descartar equipamentos em desusos ou quebrados, acumulados em casa, na loja da Miranda que fica na Av. Prudente de Morais, em Natal, ou na loja do Partage Shopping Mossoró. As duas atuarão como ecoponto para a campanha.

Além de recolher o lixo, o objetivo da campanha é conscientizar a população quanto aos perigos do descarte inadequado e chamar atenção do poder público para o problema. “No ano passado, a ação aconteceu apenas em Natal e arrecadou cerca de 1,5 tonelada de lixo eletrônico. Este ano, com a adesão dos mossoroenses, esperamos que este número seja ainda maior. Mas, para isso, precisamos contar com uma maior participação e consciência da população", afirma Afrânio Miranda, diretor administrativo da Miranda.

Para se ter uma ideia, os potiguares são responsáveis pela produção de 5 mil toneladas de lixo eletrônico por ano, mas apenas 0,5% deste total recebem o destino correto. Os dados são da Natal Reciclagem. No Brasil, conforme relatório da ONU, somente durante o ano de 2014 foram produzidos 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletrônicos. "É importante que hajamos no sentido de promover ações que possam tentar diminuir os danos do lixo eletrônico ao meio ambiente, pois o Brasil é atualmente o campeão em produção desse tipo de lixo na América Latina e ainda não possui uma política pública de descarte adequada", ressalta.

Segundo o empresário, o lixo eletrônico cresce 3 vezes mais do que o lixo comum e possui alguns materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio que são prejudiciais à saúde humana e não devem ser acumulados em casa e nem descartados junto ao lixo comum. "Para se ter uma noção, só o celular possui de 500 a 1.000 substâncias químicas – algumas altamente poluentes. E esses aparelhos vêm se renovando cada vez mais rápido", acrescenta.

Grandes volumes

O descarte para grandes geradores ou empresa com quantidades em Natal deverá ser feito direto a Natal Reciclagem (Rua Adolfo Gordo, 2279, bairro Cidade da Esperança, de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30). Em Mossoró, grandes volumes devem ser direcionados à ASCAMAREM (Rua Aderaldo Félix Bezerra, nº 1001, bairro Santa Helena, Mossoró, de segunda à sexta, de 7h às 17h).

Material arrecadado

Nesta Campanha, serão recebidos: celular, carregador, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CD-ROM, telefone, DVD, vídeo cassete, rádio, caixa de som, relógio, pendrive, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, câmera fotográfica, retroprojetor, placas de circuitos, conectores, gravador, scanner, swith, ipod, mp3, calculadora, lanterna, auto-falante, antena, receptor, webcam, microfone.

Danos à saúde

Confira abaixo os principais efeitos ao organismo causados por elementos e substâncias nocivas presente nesses equipamentos:

Chumbo: causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo
Onde é usado: computador, celular, televisão

Mercúrio: causa danos cerebrais e ao fígado
Onde é usado: computador, monitor e TV de tela plana

Cádmio: causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões
Onde é usado: computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops

Arsênico: causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão
Onde é usado: celular

PVC: Quando queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
Onde é usado: eEm fios, para isolar corrente

Belírio: causa câncer no pulmão
Onde é usado: computador, celular

Retardantes de chamas (BRT): causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas
Onde é usado: diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios.


Fonte: G1RN


Nenhum comentário: