BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 1 de dezembro de 2013

Ministro da Ciência, Tecnologia Marco Antonio Raupp participará de inauguração do radar meteorológico em Natal-RN

Ministro da Ciência, Tecnologia Marco Antonio Raupp 
Cemaden inaugura radar meteorológico em Natal 

Nesta segunda-feira (2) na Base Aérea de Natal (RN) a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp participarão da inauguração do radar meteorológico do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais). Este equipamento que será instalado em Natal cobrirá cerca de 80% do estado do Rio Grande do Norte, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Integrado aos radares existentes em Quixeramobim e Fortaleza, no Ceará, vai garantir a cobertura de 100% do território estadual. As informações fornecidas pelos aparelhos permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população e os animais. 
Quatro serão implantados no Nordeste: em Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Petrolina (PE). Outros quatro serão destinados ao Sudeste: três em Minas Gerais (Almenara, São Francisco e Três Marias) e um no Espírito Santo (Santa Tereza). O Centro-Oeste será beneficiado com a instalação de um radar no Mato Grosso do Sul (Jaraguari).O investimento do Cemaden/MCTI é de pouco mais de R$ 72 milhões. 

Cobertura ampliada 

Os radares meteorológicos adquiridos pelo Cemaden são capazes de realizar o monitoramento da atmosfera e obter informações detalhadas em um raio de até 400 km.Comas informações do radar e o uso de avançados programas de computador, o órgão irá melhorar o desempenho de suas previsões de curtíssimo prazo.Em razão disso, os alertas poderão ser enviados com mais horas de antecedência. 

Antes do lançamento do Plano, a rede de radares meteorológicos instalados no país tinha 23 unidades em operação. Esta malha está sendo reforçada com os nove radares a serem instalados em regiões que ainda não eram monitoradas. Os aparelhos integram o sistema de prevenção e de alertas sobre condições climáticas extremas, sobretudo quando a chuva atinge áreas habitadas com risco de deslizamentos. 

O contrato de aquisição dos nove radares do Cemaden foi assinado no final de 2012. O consórcio formado pela empresa alemã Selex Systems Integration (que tem mais de 300 radares instalados ao redor do mundo) e pela brasileira Engelétrica Sul, de Canoas (RS), venceu a licitação para fornecer e instalar os aparelhos. A operação e a manutenção dos radares serão realizadas pelo Cemaden, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea/FAB). 

Pluviômetros e sensores 

Ainda como parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o Cemaden já instalou oito pluviômetros – aparelhos que medem a quantidade de chuva – em áreas de risco de desastres no RN.Mais 21 desses aparelhos serão destinados ao estado ate o ano que vem. Atualmente a rede de pluviômetros do Cemaden tem 772 unidades instaladas nas cinco regiões do país. 

Além dos pluviômetros, o RN também receberá 10 estações agrometeorológicas e 75 conjuntos sensores de umidade do solo. Esses equipamentos contribuem para analisar as condições climáticas ligadas à seca. Serão instalados na região semiárida e representam um investimento de cerca de R$ 2 milhões do governo federal.

Foco no monitoramento e alerta 

Um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais é ampliar a rede de observação das condições climáticas no território brasileiro. O Plano possui quatro eixos de ações: prevenção, mapeamento; monitoramento e alerta; e reposta. A atuação do Cemaden está focada no monitoramento e alerta. 

A principal função do órgão é acompanhar e analisar as informações climáticas, emitindo alertas para riscos de deslizamentos ou enxurradas aos órgãos de defesa civil. OCentro cruza informações hidrológicas, geológicas, meteorológicas e sociais, entre outras. Desde dezembro de 2011, o Cemaden emitiu 857 alertas em três graus de risco – moderado, alto e muito alto. 

O Plano estabeleceu a meta de garantir, até 2014, o monitoramento de 821 municípios considerados prioritários por apresentarem maiores índices de inundações e deslizamentos de solo. Para alcançar esse objetivo, o Cemadenirá adquirir e instalar, até o final de 2014, além dos nove radares, 3.375 pluviômetros automáticos, 1.100 pluviômetros semiautomáticos,286 estações hidrológicas,100 estações agrometeorológicas e 550 sensoresde umidade do solo. 

Radares do Cemaden - Previsão de operação 

2013

Dezembro – Natal (RN) e Petrolina (PE)



2014

Janeiro – Salvador (BA)

Fevereiro – Jaraguari (MS) e Maceió (AL)

Março – São Francisco (MG) e Três Marias (MG)

Abril - Santa Tereza (ES)

Maio – Almenara (MG)

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASSECOM-RN

Nenhum comentário: