BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 6 de julho de 2013

Natal começa a operar tecnologia 4G, Velocidade Testada Próximo ao Arena das Dunas chega a 9 Mbps

Segundo operadora, cobertura 4G ainda será expandido na praia de Ponta Negra (Foto: Igor Jácome/G1)
O G1 realizou testes para conferir o desempenho da internet móvel de quarta geração, 4G, em três pontos de Natal nesta sexta-feira (5). A rede, de acordo com a Claro, promete ser entre 20 e 40 vezes mais rápido. O diretor regional da operadora, André Peixoto, afirma que foram investidos R$ 30 milhões. O lançamento do 4G aconteceu nesta quinta-feira (4) na capital potiguar.

O aparelho smartphone usado no teste foi um Nokia Lumia 920 cedido pela operadora Claro, primeira empresa a oferecer o serviço no Rio Grande do Norte. O primeiro teste foi realizado na praia de Ponta Negra, nas proximidades do Morro do Careca, principal ponto turístico da cidade. A foto com tamanho de 2,64 Mb demorou quase um minuto para ser postada no Facebook - foram 52 segundos. A mesma foto foi enviada por e-mail, bem mais rápido: em cinco segundos.

André Peixoto afirmou que o sinal está funcionando plenamente no Centro e no bairro Petrópolis. O sinal, segundo ele, está sendo expandido para Ponta Negra. “Em dois meses 100% da cidade deve estar coberta”, contou.
A cobertura no relógio solar de Areia Preta, que divide a Via Costeira e a praia de Areia Preta também estava baixa, mas estava um pouco melhor. Uma foto de 2,60 Mb foi postada no Facebook em 40 segundos. A mesma imagem, enviada para um e-mail, demorou menos de cinco segundos para ser encaminhada. A Via Costeira concentra muitos hotéis da cidade, enquanto a praia de Areia Preta possui os endereços mais caros do Estado.

A Arena das Dunas, que está em fase de construção no bairro Lagoa Nova e vai receber quatro jogos na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O estádio teve o melhor resultado no teste do G1. Uma foto de 3,04 Mb, demorou três segundos para ser enviada por e-mail. A mesma imagem levou 20 segundos para subir para o Facebook.

O G1 também postou um vídeo com duração de um minuto, com 75 Mb. O vídeo já estava na rede em 22 segundos.

Segundo a assessoria de imprensa da Claro, a rede já funciona parcialmente em Natal nos bairros de Petrópolis, Cidade Alta, Tirol, Lagoa Nova, Cidade Esperança, Candelária, Felipe Camarão, Quintas, Alecrim, Dix-sept Rosado e Neópolis, todos nas zonas Sul, Leste e Oeste da cidade. A zona Norte ainda não foi contemplada com a rede 4G.

A rede 4G ainda não funciona no aeroporto internacional Augusto Severo, que fica em Parnamirim, na Grande Natal.

Lançamento

O 4GMax foi o nome escolhido pela Claro para denominar a nova tecnologia que tem 40Mhz, o dobro de frequência de outras disponíveis. Segundo a operadora, a rede 4G permite acesso à internet em altíssima velocidade e a experiência diferenciada de aplicações, como games multiplayers, vídeoconferência e vídeos sob demanda. “Assim, a operadora amplia seus últimos lançamentos de conteúdo OTT, como é o caso do serviço de locadora online, o Claro vídeo, que disponibiliza acesso ao conteúdo sem a necessidade de download, com um portfólio ampliado de filmes, séries, conteúdo kids, entre outros. Tudo para utilizar os serviços de última geração”, informou a assessoria de imprensa da Claro.

Atualmente, a cobertura da rede 4GMax está disponível em 15 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campos do Jordão, Búzios, Paraty e, a partir desta quinta, também para Natal, Cuiabá e Manaus. “Neste sentido, a tecnologia 4GMax da Claro está disponível para mais de 35 milhões de brasileiros e com mais de 50% de cobertura de rede em todas as cidades citadas acima”, acrescentou a assessoria.

Fonte: G1RN


Nenhum comentário: