BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brasil tem condições de acabar com a miséria


O Brasil tem condições, conhecimento e instrumentos para superar a extrema pobreza, avalia o secretário extraordinário de Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para isso, o governo investe mais de R$ 100 bilhões até 2014 no Plano Brasil Sem Miséria. 

Nesta quarta-feira (17), quando a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, o Brasil avança na melhoria das condições de vida das pessoas nessa situação. A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a desigualdade social diminuiu no país, com o chamado Índice de Gini – que mede a desigualdade – alcançando o menor patamar desde 1960: chegou a 0,527 em 2011.

O Plano Brasil Sem Miséria se organiza em três eixos: garantia de renda (programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e benefícios complementares, como o Brasil Carinhoso), acesso a serviços e inclusão produtiva. “No campo da transferência de renda, o aperfeiçoamento dos benefícios permitiu que a renda fosse ampliada”, avalia o secretário. 

No eixo de garantia de renda, 13,7 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família e seus diversos benefícios, cujo valor médio recebido em setembro foi de R$ 136,62. Na área de inclusão produtiva urbana, já são mais de 200 mil alunos fazendo cursos profissionalizantes, enquanto, na zona rural, cerca de 160 mil famílias estão recebendo assistência técnica. Quanto ao acesso a serviços, o Brasil Sem Miséria entregou mais de 150 mil cisternas, construiu 2,1 mil unidades básicas de saúde e acolheu em serviços especializados 22 mil pessoas em situação de rua, entre outras ações.

Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário: