BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comunidades Quilombolas a Cultura Afro em nosso Municipio


Já ouvimos falar de Comunidade dos Grossos, Capoeiras, Pavilhão,Bom Sucesso, Lagoa do Sítio, etc...O que esses nomes tem em comum?
São todas Comunidades Quilombolas, ou seja são comunidades remanescentes de Quilombos, que trazem consigo o orgulho e a cultura de uma Raça que foi escravizada, Humilhada e Renegada, mais nunca perdeu seus costumes, seu orgulho, seus ideais...
Historicamente, o negro africano chegou à província do Rio Grande no início do
século XVII, vindo de Pernambuco, para trabalhar, como escravo, nos engenhos de cana-de-açúcar de Cunhaú e Ferreiro Torto e, posteriormente, nos engenhos do Vale do Ceará-Mirim, de São José de Mipibu, de Goianinha e de Canguaretama. A ocupação do interior e o seu povoamento ocorreram a partir da metade do século XVII, efetivando-se durante o século seguinte, num processo marcado pelo extermínio do indígena e pelo ingresso da população negra escrava.
A ocupação e povoamento da província seguiram um modelo de exploração econômica baseada na cana-de-açúcar, na agricultura e na atividade pastoril.
Na agricultura,predominavam a agricultura de subsistência e a lavoura de mandioca e, posteriormente, a exploração do algodão. Na pastoril, a criação de gado destinava-se a fornecer o gado às feiras da Paraíba e de Pernambuco. Outra atividade relevante nesse período foi a exploração da indústria de carne seca nas Regiões de Mossoró e de Assu. A demanda de mão-de-obra para essas atividades permitiu o aproveitamento do negro escravo em maior escala, notadamente no século XVIII.
A presença negra é visível e enaltecida nas descrições dos costumes e nas manifestações culturais, produzidas principalmente pelos folcloristas, registrando aspectos da música, da dança ou da religiosidade.
Hoje não é dia da conciencia Negra, nem muito menos dia do folclore, mas sempre devemos respeitar e agradecer a essa raça que tem um jeito todo brasileiro de ser, com seus costumes, suas tradições, suas danças e que hoje em dia é pouco falado.
Lembro no ano de 2009 no Circo da Cultura que esteve aqui houve uma apresentação afro,mostrando um pouco da cultura afro em nosso municipio.
Fica a dica de Cultura e o meu respeito a todos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

enteressante